Além do Futebol – COPA 2014


“Cidade maravilhosa” (será?) by Alline Liber
1 de outubro de 2009, 23:50
Filed under: Cidade | Tags: , ,
Capa do calendário do jornal satírico The Onion

Capa do calendário do jornal satírico The Onion

No BLOG RIO DE PAZ – movimento interessado na defesa dos direitos humanos no Brasil -, Antônio Carlos Costa (Diretor Executivo do Movimento) inicia as “Considerações sobre o balanço das mortes violentas no Rio de Janeiro nos sombrios anos de 2007-2009” com o seguinte tópico: “Estamos diante de números de guerra civil. Eles são obscenos. Um soco na boca do estômago da cidadania e da democracia.”

brasileira

 

Os números são exorbitantes: 12.957 homicídios dolosos; 459 latrocínios; 66 policiais mortos em serviço; 160.609 com lesão corporal dolosa; 10.607 desaparecidos e total de 16.118 mortes violentas.

 

Em declaração à imprensa, Joseph Blatter (presidente da FIFA) alegou que os recentes episódios de violência do Rio de Janeiro não o preocupam para a Copa do Mundo de 2014, mas prejudicam a candidatura da cidade para sediar as Olimpíadas de 2016.

O argumento de Blatter para explicar a despreocupação em relação ao mundial foi que os grandes eventos têm segurança reforçada, maior que o normal do cotidiano. Para minimizar essa constatação ele afirmou: “(…) Mas o que a FIFA sempre espera é que fique o legado para os países que recebem a Copa do Mundo, que a segurança permaneça após a competição para a população (…)”

A onda de violência do Rio de Janeiro repercutiu inclusive internacionalmente. No ritmo de concorrência causado pela competição à sede das Olimpíadas de 2016 entre Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio, a revista americana The New Yorker publicou uma matéria que exalta a real situação da cidade carioca com o título Gangland The Gangs of Rio.

Na reportagem, Jon Lee Anderson descreve a favela de Parque Royal, na Ilha do Governador, e discorre sobre Fernando Gomes de Freitas, “Fernandinho” – traficante de drogas e controlador da favela em nome do Terceiro Comando Puro, facção criminosa da qual faz parte. A matéria esclarece que “Fernandinho” pega comissões de negócios legais e ilegais na região.

O autor destaca que o Estado está quase completamente ausente nas favelas e que, sob o poder de armas, os traficantes impõem seu próprio sistema de justiça, leis e tributos.

Segundo o site da Globo, essa é a segunda manifestação americana que poderá prejudicar a preferência pela cidade carioca nos 106 votos dos integrantes do COI (Joseph Blatter é um deles).

No vídeo de divulgação da candidatura do Rio de Janeiro nada disso aparece. Veremos em breve até que ponto os eleitores enxergarão a verdadeira realidade dessa “cidade maravilhosa”.

Alline Liber

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: